Por Floresta News
Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 07:12H
Entre os municípios que tiveram uma maior adesão ao Cadastur, os destaques foram Belém, Parauapebas e Ananindeua
O Estado do Pará ampliou em 858 empreendimentos turísticos o número de adesões ao Cadastur do Ministério do Turismo (MTur), o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico no ano de 2023. A execução do sistema é realizada pelo MTur, em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. O cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos.
Entre os municípios que tiveram uma maior adesão ao Cadastur, os destaques foram Belém, com 290 cadastros; seguida de Parauapebas com 74 adesões e; Ananindeua com 59 cadastros realizados. Já em termos de prestadores de serviço, a categoria Restaurantes, Cafeteiras, Bares e Similares (RBS) teve 266 cadastros. Agências de turismo vieram em segundo lugar com 164 cadastros e na sequência os meios de hospedagem, que chegou a 112 cadastros.
“O Cadastur é importante para o Pará e o Brasil. É de ampla importância para o prestador de serviço dessas atividades da área de turismo, como guias, hotéis, agências de viagens e outras atividades afins. Especialmente na Amazônia, de longas distâncias, tanto os prestadores de serviço quanto o turista, podem fornecer e acessar informações com agilidade e transparência”, afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa. “Também não existe nenhum aumento de tributo e nenhuma empresa vai pagar absolutamente nada por aderir ao Cadastur”, completa o titular da Setur.
(Agência Pará)
Send this to a friend