Por Floresta News
Publicado em 05 de abril de 2025 às 19:45H
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por meio de despacho publicado na sexta-feira (04), que não haverá novas eleições em Tucuruí, no sudeste do Pará, em razão de processos relacionados às eleições municipais de 2020.
A decisão foi uma resposta ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que solicitou orientações sobre o cumprimento de acórdãos relativos a ações eleitorais referentes ao pleito de 2020.
O questionamento foi feito pelo presidente do TRE-PA após o julgamento de Agravos Regimentais em Recurso Especial Eleitoral e de uma Tutela Cautelar Antecedente, que resultaram na cassação dos mandatos do então prefeito Alexandre Siqueira e de seu vice, Jairo Holanda — encerrados em 31 de dezembro de 2024 — decisão proferida na última quinta-feira, 3 de abril.
Segundo a ministra relatora do TSE, Isabel Gallotti, os processos tratam de mandatos já encerrados, o que inviabiliza a realização de novas eleições. Ela esclareceu que “o cumprimento da determinação de cassação e a realização de novas eleições encontram-se prejudicados”, permanecendo válidas apenas as demais determinações do processo.
Com isso, o TSE põe fim às especulações sobre um novo pleito municipal em Tucuruí.
Confira o documento em anexo:
https://transfernow.net/dl/20250405YZfCZlNM
(Floresta News)