Por Floresta News
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 00:18H
Iniciativa envolveu motociclistas por causa do grande número de acidentes no tráfego envolvendo condutores a passeio e a trabalho
O município de Breu Branco, na região sudeste, está reforçando os cuidados com a prevenção de sinistros nas vias da cidade. No último sábado, 24, o município recebeu a equipe de educação de trânsito do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) para alertar a população local sobre os principais fatores de risco no tráfego de veículos. De acordo com o levantamento do Detran, 10 pessoas perderam a vida no trânsito do município em 2023.
A ação integra o programa Educação de Trânsito por Todo o Pará, coordenado pelo Detran, e que percorre as diversas regiões para conscientizar pedestres e condutores sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.
Em Breu Branco as ações se concentraram na PA-263. O foco das abordagens voltou-se para os motociclistas, já que a maioria dos sinistros na cidade envolve veículos de duas rodas. O Nilson da Silva trabalha como mototaxista e sabe bem dos perigos nas vias de Breu Branco.
“Aqui as pessoas não respeitam as leis de trânsito e a gente tem que fazer a nossa parte e a dos outros. O maior problema é a falta de conscientização das pessoas e o uso do capacete, por exemplo, as pessoas não querem usar capacete, mesmo sabendo que ele salva a nossa vida”, avalia.
O trabalho do Departamento ocorreu em parceria com a gestão municipal que, de forma, inédita no Pará, distribuiu mil capacetes para os motociclistas da cidade. “Breu Branco possui cerca de 4.300 motociclistas e 65 mototaxistas para um trânsito onde a maioria dos sinistros envolve a categoria, então a entrega dos capacetes faz parte de um conjunto de estratégia de convencimento e conscientização sobre o uso do equipamento”, explica o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Breu Branco, Wagner Cavalcante.
O diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, destacou a iniciativa e a parceria dos municípios para reduzir os acidentes. “A iniciativa de Breu Branco é exemplar e um modelo a ser seguido por outros municípios na tentativa de conscientizar os condutores, garantindo oportunidades para tornar o trânsito mais seguro a todos os usuários da via”, considera Gouveia.
(Agência Pará)
Send this to a friend