Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de January de 2025
Sistema Floresta

SUS anuncia mutirão de cirurgias ortopédicas em crianças com Síndrome Congênita de Zika

Por Floresta News
Publicado em 05 de novembro de 2024 às 01:34H

Compartilhe:

Crianças que foram infectadas pelo vírus quando ainda estavam sendo gestadas vão receber atendimento. Mutirão vai começar por Pernambuco e Bahia, estados com maior número de casos

Na segunda (4), durante o ‘Colóquio sobre a síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika’, realizado em Recife (PE), o Ministério da Saúde anunciou um mutirão de cirurgias ortopédicas em crianças com Síndrome Congênita de Zika (SCZ) em Pernambuco e na Bahia. Com a medida, o repasse da pasta aos estados poderá ser até quatro vezes maior, por meio do ‘Mais Cirurgias’, do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) . A iniciativa faz parte do Plano de Ação contra a Dengue e outras Arboviroses , lançado em setembro pelo governo federal.

Além do custeio, em Pernambuco, o ministério também disponibilizará equipes de especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na TabelaSUS , o valor do procedimento é de R$ 1.635. Com o complemento federal, os estados terão um montante até quatro vezes maior para custear cada cirurgia. O investimento da pasta acontecerá por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação.

O anúncio do mutirão aconteceu na presença de 80 mães e crianças, entidades que lutam pela causa, pesquisadores, profissionais de saúde e gestores, com o objetivo de construir, em conjunto, um plano nacional de Síndrome Congênita de Zika que atenda às demandas de saúde decorrentes dessa condição.

Presente no evento, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente , Ethel Maciel, falou sobre a importância da participação civil na estratégia. “O governo do presidente Lula nos permite trazer as mães para a construção coletiva. Nesses dois dias de colóquio, vamos nos aprofundar para melhorar o diagnóstico e ver em quais pontos precisamos melhorar, ampliar o acesso para oferecer um cuidado melhor para essas crianças”, pontuou.

Imagem: Reprodução

(Ministério da Saúde)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend