Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de November de 2024
Sistema Floresta

Referência em endocrinologia, Policlínica Lago de Tucuruí alerta para riscos do diabetes

Por Floresta News
Publicado em 14 de novembro de 2024 às 07:43H

Compartilhe:

A unidade do Governo do Pará garante 400 consultas mensais na especialidade responsável pelo diagnóstico de doenças relacionadas à obesidade

Na rede de saúde pública estadual, os serviços especializados avançam em todas as regiões do Pará. No sudeste do Estado, a Policlínica Lago de Tucuruí oferta, a cada mês, 400 consultas médicas no Serviço de Endocrinologia. A especialidade, além de diagnosticar e tratar doenças relacionadas à obesidade, trata enfermidades progressivas, como o diabetes, uma das principais demandas da unidade.

A doença, que a cada ano avança no mundo, já se tornou um problema de saúde pública. Por isso, 14 de novembro é uma data mundial de conscientização sobre essa enfermidade. Segundo o Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), apenas no Brasil 21,5 milhões de pessoas serão diagnosticadas com a doença até 2030.Policlínica Lago de Tucuruí oferece consultas e exames gratuitos

Causas – Médico assistente do Serviço de Endocrinologia da Poli de Tucuruí, Roberto Borges Júnior informa que a obesidade e o sobrepeso são alguns dos fatores que levam à doença. “Essas são as principais causas de diabetes tipo 2, associado a fatores hereditários. A causa se baseia, principalmente, pela síndrome de resistência à insulina seguida de possível falência pancreática”, alerta o especialista.

Segundo o médico, os principais tratamentos para o diabetes são as insulinas, análogos de GLP-1, sulfonilureas, inibidores de DPP-4, metformina, atividades físicas, dieta e mudança no estilo de vida. “Hábitos alimentares adequados, exercícios físicos, uma boa saúde mental e visitas periódicas ao seu médico são formas de prevenir a doença”, ressalta Roberto Borges Júnior.

Tipos – A diretora Técnica da unidade, Camylla Rocha, explica que o diabetes é uma doença crônica, que afeta a maneira como o corpo processa a glicose (açúcar no sangue), fonte principal de energia para as células.

A doença é classificada em três tipos principais. “O diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. É mais comum em crianças e jovens, mas pode surgir em qualquer idade. Esse tipo de diabetes exige administração constante de insulina, já que o organismo não a produz naturalmente”, diz a médica.

Já o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum, e geralmente está relacionado ao estilo de vida, incluindo alimentação inadequada e sedentarismo. “Ocorre quando o corpo não consegue usar a insulina de forma eficaz. Normalmente, afeta adultos acima de 40 anos, mas vem sendo diagnosticado em pessoas mais jovens devido ao aumento do sobrepeso e da obesidade”, acrescenta Camylla Rocha.

A diretora também cita o diabetes gestacional, o qual ocorre durante a gravidez e aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 no futuro, tanto para a mãe quanto para o bebê. “Esse tipo geralmente desaparece após o parto, mas requer acompanhamento rigoroso durante a gestação”, informa.

Suporte – Gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), a Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para suporte ao diagnóstico e acompanhamento de agravos e complicações relacionados ao diabetes, o Governo do Pará disponibiliza, através da Poli de Tucuruí, consultas em endocrinologia e em outras especialidades, como oftalmologia, cardiologia, neurologia, nefrologia e cirurgia vascular, além de hemodiálise e suportes nutricionais, psicossocial e exames laboratoriais e de imagem, de rotina e complementares”, enfatiza a diretora.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Texto: Roberta Paraense -Ascom/Policlínica

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend