Por Floresta News
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 07:28H
A campanha nacional destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para vencer a doença e a discriminação
O Governo do Pará fortalece a campanha nacional Janeiro Roxo, voltada à conscientização, prevenção e combate à hanseníase. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a campanha visa mostrar à população a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, ainda cercada de preconceito e desinformação.
Com o tema “Hanseníase tem cura”, neste ano o “Janeiro Roxo” inclui serviços com dermatologistas, fisioterapeutas especializados em avaliação neurológica simplificada, palestras sobre estigma e preconceito com a hanseníase, vacinação e atividades culturais. A programação será realizada das 8h às 12h, nos dias 18 (sábado), na Usina da Paz da Terra Firme; dia 25 (sábado), na Usina da Paz da Cabanagem, e no dia 26 (domingo), na Usina da Paz do Guamá.
“O objetivo maior da campanha é detectar novos casos precocemente e informar à população os principais sinais e sintomas da doença, assim como trabalhar as questões relacionadas ao estigma e ao preconceito causados pela hanseníase. Em 2024, o Pará registrou 1.354 casos de hanseníase, sendo 82 casos em menores de 15 anos. Se formos avaliar a série histórica dos últimos 10 anos, a doença segue em declínio no Estado”, informou Luís Augusto Costa de Oliveira, coordenador do Programa de Controle de Hanseníase da Sespa.
(SESPA)
Send this to a friend