Por Floresta News
Publicado em 09 de janeiro de 2025 às 07:25H
O Estado tem mais de dez imunizantes disponíveis para crianças de 0 a 12 anos, incluindo Covid-19
Manter a carteira de vacinação das crianças em dia é a prioridade de todas as mães, pais e responsáveis, sobretudo, dos pequenos na faixa de 0 a 12 anos. O Governo do Estado recomenda que os adultos estejam atentos aos calendários de imunização e acompanhem as crianças aos postos de vacinação para tomarem os imunizantes pediátricos, incluídos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Em 2024, o Pará recebeu do Ministério da Saúde a nova edição da “Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania”, que incluiu também as vacinas contra covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para oferecer uma visão completa do bem-estar da criança, com base em informações atualizadas sobre questões como aleitamento materno, alimentação saudável, desenvolvimento da visão e audição, saúde bucal e até recomendações para uso seguro de eletrônicos.
“O cartão de vacinação é o documento que comprova a história vacinal desde a infância à vida adulta. Numa situação de grande acidente, ter a proteção vacinal comprovada é um diferencial, inclusive, na conduta médica. Todos devemos portar o cartão de vacinação, como portamos a carteira de identidade, com aplicação de vacinas em dia”, destaca Jaira Ataíde, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).
(Agência Pará)
Send this to a friend