Por Floresta News
Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 19:28H
Um tremor de terra de magnitude 2,9 na escala Richter foi registrado no município de Tucuruí, no sudeste do Pará, na madrugada de terça-feira (28), às 03h32. A confirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (29) pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo monitoramento sísmico no Brasil.
O evento foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado por especialistas da USP. Segundo a instituição, não há relatos de que a população tenha sentido o tremor.
Apesar da repercussão, ainda não há comentários ou relatos de testemunhas sobre o tremor.
Último tremor no estado ocorreu há menos de duas semanas
Este não é o primeiro registro de atividade sísmica no Pará neste ano. No dia 17 de janeiro, um tremor de magnitude 2,3 foi registrado no município de Novo Repartimento, também localizado no sudeste do estado. Assim como em Tucuruí, o fenômeno foi considerado de baixa magnitude e não provocou impactos.
O que dizem os especialistas?
De acordo com especialistas, tremores de terra de baixa magnitude, como o registrado em Tucuruí, são comuns no Brasil e, geralmente, não causam danos nem são percebidos pelos moradores. Esses abalos sísmicos costumam ocorrer devido a pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre.
Arquivo Floresta
(Floresta News)
Send this to a friend