Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de October de 2024
Sistema Floresta

Setor mineral paraense ultrapassa marca de 300 milhões de toneladas produzidas, aponta Fapespa

Por Floresta News
Publicado em 09 de outubro de 2024 às 09:01H

Compartilhe:

Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Paragominas e Oriximiná têm se destacado, fomentando a arrecadação de royalties e dinamizando o mercado de trabalho regional

O Pará se consolidou, por mais um ano, como potência nacional no setor extrativo mineral, com 17,7% de participação na produção nacional de 2023. O estado se mantém como segundo maior produtor de minério, atrás apenas de Minas Gerais. Em 2022, a mineração no Pará gerou, aproximadamente, 330 mil empregos indiretos, evidenciando sua vocação mineral e seu potencial, impulsionado por grandes projetos e investimentos locais. Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Paragominas e Oriximiná têm se destacado, fomentando a arrecadação de royalties e dinamizando o mercado de trabalho regional.

Considerando essa potência econômica, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lança o “Boletim da Mineração 2024”, com uma abordagem abrangente, que detalha a evolução produtiva e comercial, assim como avalia a geração de emprego e renda do setor.

“As substâncias metálicas, como minério de ferro, alumínio e cobre, são os pilares da produção paraense. O boletim fornece um recurso valioso para o setor público e privado, bem como para formuladores de políticas interessados no futuro promissor do setor no estado. Nossos esforços em divulgar o estudo tem como objetivo apresentar uma análise detalhada do desempenho da mineração paraense no período recente. Desse modo, por meio de dados oficiais, exploramos os principais fatores que influenciam o setor de mineração no estado”, detalha Marcio Ponte, diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural (Diepsac).

Floresta News – Com as informações de Manuela Oliveira (FAPESPA)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend