Por Floresta News
Publicado em 02 de abril de 2025 às 06:14H
O tema deste ano será “Aldeando a COP 30” e fortalecerá os debates sobre mudanças climáticas
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), realizou o primeiro encontro entre os órgãos que irão participar da Semana dos Povos Indígenas: “Aldeando a COP 30”. O evento será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, nos dias 14, 15 e 16 de abril.
A reunião teve a participação de representantes de diversos órgãos estaduais, que dialogaram sobre as propostas de ações voltadas para a promoção cultural, cidadania, saúde e educação, no intuito de fortalecer o compromisso do governo do Pará na valorização dos povos indígenas do Estado.
“Cada órgão que participa mostra como devemos, quanto Estado, nos unir de forma integrada para fortalecer a cidadania, a educação e a cultura dos povos indígenas, principalmente pela aproximação da COP 30. A ideia é a gente juntar forças por mais políticas públicas para eles”, ressaltou Laysa Mathias, coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento da Sepi.
Para Tatiany Peralta, da Coordenadoria Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT) da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), o evento proporciona um momento de assistência à saúde e de conscientização.
“Realizamos campanhas de vacinação, combate a doenças endêmicas e atuamos na prevenção de problemas como a contaminação por mercúrio. Durante a programação, vamos reforçar nossas ações com palestras, atendimentos médicos e atividades educativas, sempre respeitando as especificidades culturais. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com a saúde indígena, garantindo um atendimento digno e humanizado, destacou.
(Agência Pará)