Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de April de 2025
Sistema Floresta

Governo abre inscrições para congressos na área da Saúde

Por Floresta News
Publicado em 02 de abril de 2025 às 06:16H

Compartilhe:

A programação no Hangar será diversificada e própria aos interesses de profissionais e acadêmicos de saúde

Entre 08 e 10 abril de 2025, acontecerá no Hangar Centro de Convenções, em Belém, o I Congresso Amazônico de Transplante juntamente com o IV Congresso Anual da Santa Casa e o II Simpósio de Gestão Assistencial em Enfermagem.     

Realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Fundação Santa Casa de Misericórdia, os três eventos simultâneos estão com inscrições abertas pelo site https://www.even3.com.br/santacasapara25/, cujo valor varia conforme a categoria profissional.   

“São eventos independentes, mas integrados aos fazeres de assistências em saúde e discussões técnico científicas pertinentes ao desenvolvimento e atualização de saberes de saúde na Região”, explica o coordenador estadual da Central de Transplantes, Alfredo Abud.     

A abertura oficial dos eventos ocorrerá no dia 08, às 17h30. De forma específica, o Congresso de Transplante disponibilizará uma programação temática diversificada e própria aos interesses de profissionais e acadêmicos, contando com três cursos pré-congresso e uma maratona temática acerca do Programa de Transplantes – suas rotinas, protocolos, aspectos legais e técnicos nas diversas modalidades de serviços, desafios e outras discussões.   

Os três cursos anteriores ao Congresso Amazônico de Transplante acontecerão no dia 08 de abril. O primeiro é intitulado “Seleção de doador e manejo de pacientes em transplantes de órgãos sólidos (módulo I) e de medula óssea (módulo II), que acontecerá no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia. O módulo I ocorrerá entre 8 e 12 horas e o módulo II de 14 às 18 horas. 

O segundo curso é “Entrevista familiar: desafios na abordagem para doação de órgãos e tecidos para transplante”, a ocorrer entre 8 e 18 horas na sala Marajó 1, do Hangar. 

O terceiro curso pré-congresso é o de “Capacitação para diagnóstico em morte encefálica (CDME)”, que ocorrerá entre 08 e 17 horas na sala Multiuso 01, da Santa Casa, em Belém. A atividade é voltada para médicos neurologistas e neurocirurgiões adulto e pediátricos, intensivistas e de emergências, ou outras especialidades com comprovação junto a pacientes críticos. 

Com o tema “Avanços e desafios em transplantes na região Amazônica”, o conteúdo do Congresso Amazônico de Transplantes contará com duas abordagens: Gestão e Educação em Transplantes, no dia 09 de abril, e Integração, Inovação e Futuro, no dia seguinte. 

No dia 09, o conteúdo será formado pela mesa redonda “Avanços técnicos”, seguida de sessão plenária “Desafios únicos na região amazônica”. Pela tarde, acontece a mesa redonda “Logística e governança no sistema de transplantes na Amazônia”, seguida por “Educação em transplantes” e a conferência “O SNT e a transplantação na região Amazônica”. 

No dia 10, o conteúdo será formado pelas mesas redondas “Perspectivas para o futuro dos transplantes na Amazônia”, “Fortalecendo a integração entre centrais de transplante e equipes médicas’, “Gestão de listas de espera” e “Ampliação no acesso, com resultados”, seguida da conferência “Futuro dos transplantes: perspectivas para aumento da oferta de enxertos”. 

SESPA)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend