Programa Hits
Rádio Floresta
12:00H
15:00H
Ao Vivo
Programa Hits
Tucuruí, 06 de April de 2025
Sistema Floresta

Estado participa em Baião da 17ª edição do evento de ciclismo Rally da Vaca

Por Floresta News
Publicado em 31 de março de 2025 às 06:19H

Compartilhe:

Vice-governadora Hana Ghassan foi ao município e anunciou apoio do Estado para a competição esportiva, já tradicional na Região de Integração Tocantins

Um dos maiores encontros de ciclistas do Brasil, o Rally da Vaca movimentou durante dois dias (sábado e domingo) o município de Baião, na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense. No domingo (30), com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, ocorreu a 17ª edição do evento esportivo, idealizado por um grupo de amigos, que já se tornou tradição, reunindo atletas e demais participantes de Baião e municípios próximos para o percurso de pouco mais de 30 quilômetros.

“Vou encarar o desafio do ‘Rally da Vaca’, que é o maior rali de ciclismo do Estado e um dos maiores do Brasil. Nós viemos aqui porque, no ano que vem, o Governo do Pará vai patrocinar o ‘Rally da Vaca’, para que seja um evento ainda maior. Vamos, cada vez mais, construir esse Estado com o turismo fortalecido, com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Hana Ghassan.

A organização do evento estima que cerca de 5 mil pessoas participaram dos dois dias de programação. Entre esse público está o grupo denominado “Família Carroceiros”, que há oito se desloca de Cametá (município da região) para participar do rali. “A Família Carroceiros surgiu através de uma brincadeira de trilhas, e de lá começamos a montar um grupo de pedal. A partir daí, começamos a fazer as visitas. Viemos em Baião, e eles fazem a nossa trilha em agosto. Assim, fazemos o fortalecimento do esporte na Região do Tocantins. E o ‘Rally da Vaca’ é o maior evento, dentro da nossa região, de ciclismo, de esporte. É como se fosse o Círio de Nazaré (evento religioso realizado em Belém) para nós, onde encontramos os amigos e brincamos com a família. Um momento de reunião, encontro e amizade, e podemos ter conexão direta com a natureza. Um dia de alegria”, ressaltou o ciclista Brendo Veloso.

Brendo Veloso: momento de encontro, amizade e conexão direta com a natureza
Brendo Veloso: momento de encontro, amizade e conexão direta com a natureza

Qualidade de vida – Além da competição, o ciclismo proporciona bem-estar, qualidade de vida e saúde mental, acrescentou Brendo, contando que “o ciclismo surgiu para mim como uma forma de saúde e, principalmente, de me livrar da depressão. E me ajudou bastante. É a primeira vez que estou participando do rally. E só de me deslocar pra cá é de suma importância para a gente ter um evento deste nível, que atrai o público para se divertir e cuidar da sua saúde mental e física”.

Nesta edição, o Rally da Vaca oferece aos participantes várias atividades – como o “Desafio Hard” -, shows de manobras e festividade. “A gente sempre traz a nossa equipe com o intuito de incentivar o ciclismo na nossa cidade. Trazer as crianças e pessoas mais idosas, também. Hoje, o Rally da Vaca está muito conhecido no Baixo Tocantins. É um prazer enorme ter a nossa região sendo reconhecida nacionalmente. É um prazer estar aqui”, disse Olga Letícia, outra participante oriunda de Cametá

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Programa Hits
Rádio Floresta
12:00H
15:00H
Send this to a friend