Por Floresta News
Publicado em 06 de abril de 2025 às 22:18H
Unidade deve realizar, por ano, mais de meio milhão de atendimentos. O evento contou com a presença do governador e vice-governadora que ainda visitaram as obras do Hospital Materno-Infantil
O Governo do Pará segue com seu trabalho de investir e modernizar a saúde pública por todo o Estado, levando qualidade de vida e esperança aos paraenses. Em uma manhã marcada por celebrações, a cidade de Marabá, no sudeste paraense, recebeu no sábado (5), um presente especial em seu aniversário de 112 anos: a entrega da Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon. O evento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hanna Ghassan. Na ocasião, a vice-governadora recebeu o título de cidadã marabaense.
Na cidade, eles também visitaram as obras de construção do Hospital Materno-Infantil, que já atingiu a marca de 46% de conclusão das obras. Na oportunidade, o governador anunciou que o equipamento será inaugurado em 2026, nos 113 anos do município.
Investimentos
A Poli Marabá vai oferecer, por ano, cerca de 575 mil serviços à população da Região de Interação Carajás, que deve alcançar 17 municípios. Além disso, a unidade garantirá a assistência em mais de 30 especialidades médicas e não médicas e gerará mais de 220 postos de empregos diretos e indiretos.
“Hoje nós temos o privilégio de abrir as portas da Policlínica de Marabá, uma estratégia de saúde no atendimento clínico, exames, consultas, com especialidades médicas que acelerarão o acesso a esses serviços para a cidade de Marabá, mas também para toda a região sudeste. Estamos falando de um equipamento que traz mais de 30 especialidades médicas, além do que há de mais moderno no diagnóstico de imagem, com equipamentos de ressonância, tomografia, mamografia e densitometria óssea. Portanto, temos todos os equipamentos necessários para viabilizar as consultas e, de imediato, gerar o diagnóstico e fazer o tratamento”, afirmou o governador Helder Barbalho.
O chefe do executivo paraense também destacou que a estrutura ofertará a média de 10 mil atendimentos ao mês, tanto nas especialidades quanto do Natea. Além disso, a unidade contará com 34 mil exames.
Descentralização
Helder Barbalho lembrou da estratégia das Policlínicas no Estado.
“Nós já temos outras Policlínicas em funcionamento, como no Sudeste, em Tucuruí; no Nordeste, em Capanema e Bragança e na Metropolitana de Belém, na capital. Estamos também construindo em outras regiões, como na cidade de Santarém, que será inaugurado ainda esse semestre, além da construção das de Altamira e Breves, no Marajó. Com isso chegaremos a ter Policlínicas em todas as regiões do Pará, que estão necessitando da transferência de pacientes que necessitam do diagnóstico clínico para regiões distantes do local de moradia”.
O governador também agradeceu o empenho das Secretarias de Obra e de Saúde Pública (Sedop e Sespa), além da presença dos deputados, vereadores e prefeitos presentes.
“A partir de segunda-feira já estaremos em funcionamento. Ontem a vice -governadora esteve visitando o Programa Por Todas Elas, e essas mulheres serão direcionadas para a Policlínica. Quero cumprimentar os profissionais de saúde, ao prefeito de Marabá Toni Cunha. Este espaço deve dialogar com as demandas das Prefeituras da região, para poder através da Regulação, encaminhar as pessoas da porta de entrada das unidades básicas, para darmos continuidade ao tratamento e ao diagnóstico. É importante todos saberem que Marabá ganha o que há de maior excelência no atendimento clínico e de diagnóstico em saúde de todo o Brasil chega ao município de Marabá”, concluiu.
“Estamos muito felizes em entregar mais um importante equipamento para os moradores de Marabá no dia do aniversário de 112 anos da cidade. A entrega da Policlínica reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população paraense”, destaca a vice-governadora do Pará, Hana Gahassan.
(Agência Pará)