Por Floresta News
Publicado em 09 de abril de 2025 às 06:49H
Treinamento garante o uso adequado de veículos com tecnologia embarcada, reforçando as ações da Operação Curupira
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou nesta semana uma capacitação voltada ao uso da nova frota de viaturas entregues a 13 municípios paraenses. Os veículos, destinados à Operação Curupira, serão utilizados no reforço às ações de fiscalização ambiental em áreas de difícil acesso.
O treinamento é voltado a motoristas e agentes públicos municipais e contempla aulas teóricas e práticas, com carga horária de 36 horas. O objetivo é garantir o manuseio seguro das pick-ups 4×4, equipadas com tecnologias específicas, como guincho elétrico e tração reforçada para terrenos lamacentos.
“Adquirimos 15 viaturas com tecnologia embarcada diferenciada, o que exige capacitação técnica dos condutores, conforme as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Os motoristas serão avaliados e certificados ao final do curso”, explicou Patrícia Pedrosa, técnica da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias da Semas.
A motorista Moira Veloso, da Secretaria de Meio Ambiente de Altamira, destacou a importância da formação. “O treinamento nos dá segurança para operar os veículos corretamente, respeitando as particularidades de cada equipamento e ajudando a preservar o patrimônio público.”
Segundo Anderson de Oliveira, coordenador de fiscalização de Novo Progresso, a nova frota representa um avanço significativo. “Antes, tínhamos muitas limitações por falta de estrutura. Agora, teremos condições de atuar com mais eficiência no combate ao desmatamento, ao garimpo ilegal e outros crimes ambientais.”
A entrega dos veículos foi viabilizada por emenda parlamentar da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A aquisição foi realizada por meio de convênio entre o MMA — via Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial — e a Semas.