Por Floresta News
Publicado em 30 de abril de 2023 às 18:17H
Em uma decisão judicial assinada na madrugada deste domingo, o juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante concedeu a guarda provisória da capivara conhecida como Filó para o influenciador Agenor Tupinambá. O animal silvestre foi entregue ainda na manhã deste domingo para o influenciador, conforme publicou a deputada estadual pelo Amazonas, Joana Darc (União Brasil), que vem auxiliando Tupinambá legalmente no caso.
A capivara, que ficou famosa nas redes sociais por aparecer em vídeos e fotos com Tupinambá, foi entregue por ele mesmo ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na última quinta-feira após nove dias de disputa judicial. O jovem de 23 anos foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal e multado em cerca de R$ 17 mil. Ele também foi notificado a retirar os conteúdos com a capivara da web.
Agora, com a decisão do juiz federal, a capivara pode ser levada pelo influenciador para o seu habitat natural, desde que comprove que o transporte será realizado por meios seguros. Enquanto isso, o animal deverá permanecer no Zoológico do Tropical Hotel, considerando que Tupinambá já obteve o aval do biólogo Ricardo dos Santos Amaral.
Procurado, o Ibama ainda não se pronunciou sobre a decisão até a publicação deste texto.
(Floresta News)
Send this to a friend