Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de October de 2024
Sistema Floresta

Polícia Civil do Pará adquire nova tecnologia para perícias papiloscópicas

Por Floresta News
Publicado em 18 de outubro de 2024 às 09:05H

Compartilhe:

O equipamento permite que os peritos realizem análises mais precisas em superfícies como plásticos, metais e vidro, além de auxiliar em investigações que envolvam armas, capacetes, facas e lonas, entre outros objetos

A Diretoria de Identificação Enéas Pinheiro (Didem) da Polícia Civil do Pará modernizou seus procedimentos com a aquisição da Câmara Cianoacrilato, equipamento de alta tecnologia voltado à produção de prova material e à revelação de impressões digitais. O novo investimento promete aprimorar o trabalho pericial realizado pela instituição.

O dispositivo totalmente automatizado foi adquirido pela Didem com o apoio da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE/PCPA) com recursos executados pelo Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FESPDS), da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup). 

Tecnologia – A Câmara Cianoacrilato pode controlar automaticamente variáveis essenciais como umidade, temperatura e tempo de exposição, elementos críticos para a revelação bem-sucedida de impressões digitais latentes. O equipamento utiliza vaporização do reagente cianoacrilato, que adere às cristas das impressões digitais, formando um revestimento esbranquiçado visível a olho nu.

“Este avanço tecnológico permitirá que os peritos realizem análises mais precisas em superfícies como plásticos, metais e vidro, além de auxiliar em investigações que envolvam armas, capacetes, facas e lonas, entre outros objetos”, explica o papiloscopista Jorge Almeida, titular da Didem.

Ainda segundo o diretor, o novo sistema representa um ganho significativo na eficiência das investigações criminais, ampliando a capacidade da Polícia Civil em produzir provas materiais com maior rapidez e precisão.

A instalação do equipamento no Laboratório da DIDEM contou com o apoio logístico da Diretoria de Administração da PC, que colaborou na sua correta montagem e funcionamento, marcando um momento importante para a modernização dos processos periciais no estado.

“Com essa nova aquisição, o Instituto de Identificação reforça seu compromisso com a excelência na perícia papiloscópica, consolidando-se como uma referência no uso de tecnologias avançadas para a solução de crimes no Pará”, conclui Jorge Almeida.

Texto: Bruna Ribeiro (PC)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend