Por Floresta News
Publicado em 11 de abril de 2025 às 07:18H
O Governo do Pará realiza, nesta sexta-feira (11), um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo para conceder à iniciativa privada parte dos serviços hoje prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A concessão tem como objetivo ampliar a cobertura de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas áreas urbanas do estado, que ainda apresenta índices abaixo da média nacional.
Atualmente, apenas 51,1% da população paraense tem acesso à água potável, e apenas 8,5% conta com coleta de esgoto, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SNIS). Com a concessão, a expectativa do governo é melhorar esses indicadores e atrair cerca de R$ 20 bilhões em investimentos.
A proposta prevê que a Cosanpa continue atuando nas zonas rurais, enquanto as áreas urbanas passarão a ser geridas pela iniciativa privada. O edital de concessão foi dividido em quatro blocos:
• Bloco A: Região Metropolitana de Belém e Marajó
• Bloco B: Nordeste do Pará
• Bloco C: Região Oeste
• Bloco D: Sul e Sudeste do Estado
O leilão atraiu oito propostas para a disputa pelos blocos. Segundo o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, a parceria com o capital privado é essencial para ampliar o acesso aos serviços básicos. “Vamos contar com o apoio do capital privado nas estratégias de saneamento em áreas urbanas, produzindo e tratando água e esgoto em 123 municípios do Pará”, afirmou.
(Floresta News)