Por Floresta News
Publicado em 03 de abril de 2025 às 06:31H
Estado implanta espaços especializados, como o Cetea e Nateas, emite a Ciptea e promove eventos de lazer, cultura e acesso ao mercado de trabalho para pessoas neurodivergentes
O Governo do Pará entrega em Marabá, no sudeste paraense, no próximo sábado (5), mais um Núcleo Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Natea), que funcionará na Policlínica dos Carajás. A ação beneficiará populações de 17 municípios da Região de Integração Carajás, ampliando a descentralização do atendimento no mês que celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de Abril.
“Assim, o Pará se consolida como uma referência no atendimento à população com espectro autista nas diversas regiões do Estado, com a implantação dos cinco Nateas e de outros mais três, ainda em obras, em Santarém, Breves e Altamira”, destacou o governador Helder Barbalho, ao mencionar a contínua implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Peptea), nos últimos cinco anos.
A atual gestão estadual instituiu a Lei nº 9.061/2020, por meio de iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), criando em 2020 a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa). Desde então, seis eixos principais são trabalhados pela Coordenação, com ênfase nas pessoas com TEA: saúde; educação; assistência social; cultura, esporte e lazer; trabalho e legislação.
(SESPA)