Por Floresta News
Publicado em 15 de abril de 2025 às 08:45H
Clay Chagas e Ilma Pastana foram nomeados como reitor e vice da Uepa, após vitória na consulta pública. A nova gestão segue com foco em expansão, valorização docente e investimentos
O governador do Estado, Helder Barbalho, realizou na tarde desta segunda-feira (14), o ato de nomeação dos gestores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas e Ilma Pastana, reitor e vice-reito respectivamente. Os gestores representaram a chapa mais votada na consulta pública realizada junto à comunidade acadêmica no dia 2 de abril.
Na ocasião, o chefe do executivo estadual destacou a importância de superar disputas eleitorais e promover a união dentro da universidade, reforçando a necessidade de construir pontes entre docentes, estudantes e diferentes grupos institucionais, defendendo o diálogo e a democracia como caminhos para o fortalecimento da Uepa.
“A universidade deve se fortalecer com a unificação e com a união entre os polos que possam pensar diferente e isto é saudável para a democracia. E faço questão de dizer isso porque, como governador do Estado, eu sempre busquei consumir e ampliar os técnicos políticos”.
O governador também elogiou a colaboração entre o Estado e Uepa nos últimos anos, especialmente durante a pandemia de covid-19, ressaltando o papel decisivo da instituição.
“Certamente, se não tivesse sido o suporte e o apoio que a Uepa nos deu, o Pará não teria sido uma referência no combate à covid-19. Portanto, que nós possamos a partir deste bom exemplo, um exemplo de dificuldade, talvez um dos exemplos mais desafiadores de nosso período, que foi o período da covid, foi quando nós trabalhamos juntos e unidos. E que esse espírito possa pautar os próximos quatro anos de trabalho de Clay e Ilma”.
Helder Barbalho concluiu afirmando que deseja a continuidade desse trabalho.
“Desejo que seja continuado esse trabalho exitoso, para a ampliação dos polos, para a ampliação dos campi, para a ampliação dos cursos, para novos vestibulares, para novos concursos públicos, para valorização docente, para que nós possamos cada vez mais investir na estruturação para uma Uepa forte”.
O ato de assinatura da nomeação reuniu dezenas de servidores da Uepa no Salão de Atos do Palácio do Governo, em Belém. O reitor reconduzido ao cargo, Clay Chagas, avaliou que “a gestão tem um apoio muito grande do Governo do Estado e isso para a gente é muito importante. Avançamos muito em políticas afirmativas, infraestrutura nos campi e a comunidade mostrou o resultado. A gente espera, nesse momento, poder retribuir todo esse apoio que está sendo dado pela comunidade acadêmica, mas também pelo Governo do Estado, e poder levar mais quatro anos de amplo desenvolvimento para a universidade e, consequentemente, o estado do Pará”.
(Agência Pará)