Por Floresta News
Publicado em 31 de março de 2025 às 06:30H
Novas escolas e creches, valorização dos professores e do desempenho escolar, e o salto inédito no Ideb são alguns dos resultados constantes do Relatório de Gestão da Seduc
Desde o início da atual gestão estadual, em janeiro de 2019, o Pará vivencia avanços históricos na educação pública, beneficiando a comunidade escolar com resultados inéditos e inquestionáveis alcançados por meio da implantação de programas, políticas públicas e ações que elevaram, ainda mais, a qualidade do ensino na rede estadual em 2024. Para reforçar o compromisso com a prestação de contas e o constante aprimoramento da educação pública, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) publicou o Relatório de Gestão referente ao ano de 2024, na última sexta-feira (28).
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, “temos avançado muito na educação do Pará nos últimos anos. Valorizamos nossos professores com o maior salário médio do Brasil e o maior salário inicial, 250% maior do que o piso nacional, e investimentos em bonificação com o ‘Escola que Transforma’. Lançamos programas importantes para a gestão escolar, como o ‘Dinheiro na Escola Paraense’ e até mesmo o ‘Bora Estudar’, que reconhece e valoriza estudantes com R$10 mil em crédito-moradia. Essas e outras inúmeras ações e conquistas, como o maior crescimento na história do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Brasil, são a prova de que educação é uma prioridade no Pará, e de que estamos, juntos, no caminho para colocá-la onde deve estar: em destaque, como referência”.
Tanto investimento resulta em conquistas históricas, como o crescimento do Pará no Ideb 2023, saindo da 26ª para a 6ª colocação no ranking nacional; o melhor desempenho da região Norte na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com 295 notas acima de 950 pontos, e a valorização dos professores, com o pagamento do melhor salário médio do País, no valor de R$ 11.447,48, 250%, que supera o piso médio nacional.
Os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica foram alcançados pelas escolas São Raimundo Nonato, de Santarém (no oeste), que em 2023 foi de 7.0 no Ensino Fundamental e 5.6 no Ensino Médio, e da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Belém, que obteve 7.6 no Ensino Fundamental (anos iniciais). O Pará obteve um avanço de 1,3 ponto no Ideb, entre as edições de 2021 e 2023, consolidando um crescimento histórico.
(SEDUC)