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Tucuruí, 01 de November de 2024
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Escolas estaduais se preparam para realizar avaliação educacional paraense 2024; confira os critérios de participação

Por Floresta News
Publicado em 31 de outubro de 2024 às 01:53H

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O Sistema Paraense de Avaliação Educaciona será realizado em novembro por estudantes das redes estadual e municipal de todo o Pará

As escolas estaduais já estão se preparando para as provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) 2024, que serão realizadas em novembro por estudantes da rede estadual e municipal de todo o Pará. O SisPAE é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que divulgou uma instrução normativa para estabelecer as diretrizes para realização da avaliação este ano. A Instrução Normativa nº 27/2024 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quinta-feira (24).

O SisPAE é uma avaliação de larga escala que apresenta o diagnóstico da educação pública do Pará, e mapeia, por meio de testes padronizados, a proficiência dos alunos das redes estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática e disponibiliza, a partir de questionários contextuais, informações sobre as condições socioeconômicas das escolas sob a perspectiva dos diversos membros da comunidade escolar. Realizado pela Seduc, em parceria com os municípios mediante adesão prévia, materializada com a assinatura do Termo de Adesão ao SisPAE 2024 (disponibilizado pela Secretaria Adjunta de Educação Básica – Saeb), o SisPAE vai produzir resultados que serão utilizados como indicadores de melhoria na qualidade da aprendizagem.

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 1 está fazendo uma campanha “Se liga no SisPAE”, com foco no preparo dos estudantes para a prova. “O SisPAE é uma ferramenta maravilhosa que vem justamente fazer com que a gente possa se enxergar. É um indicador que vai nos mostrar como está o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos nessas disciplinas avaliadas e isso é muito bom para todos nós, por isso que a gente está engajado, estamos mobilizando todos os nossos servidores, das 23 escolas da DRE Belém 1, de modo a fazer com que todo mundo, inclusive o nosso aluno, se sinta pertencente a esse processo de avaliação e ele queira de fato participar, não como uma obrigação, mas como uma parte do processo avaliativo que ele passa dentro daquela unidade escolar ao longo do ano letivo”, destacou a dirigente da DRE, Juliana Lourinho.

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora da área de linguagens da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Rosalina Álvares Silva Cruz, Ingrid Pereira, ressalta que a preparação dos estudantes tem sido intensa para alcançar bons resultados na avaliação. “Ao longo deste ano, temos trabalhado intensamente os conteúdos previstos para cada série, utilizando todo o material disponibilizado pela Secretaria, com foco especial nos descritores que devem ser trabalhados, ou seja, aqueles que os estudantes têm maior dificuldade e que devemos dar especial atenção com o intuito de desenvolver essas habilidades (esses são os descritores prioritários). Além disso, estamos mobilizando diferentes frentes: a escola incentiva a participação dos professores nas formações, sensibiliza os pais sobre a importância da frequência e do envolvimento dos alunos nas atividades, e realiza um trabalho constante com os estudantes”, explicou a educadora. 

(Agência Pará)

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