Por Floresta News
Publicado em 28 de maio de 2024 às 01:05H
O curso é destinado a artistas, curadores, pesquisadores e professores de arte. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 4
A Fundação Cultural do Pará, através da Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual (Caav), vai promover o workshop “Iconografias das (In)Diferenças: Histórias da Arte na (Pós)Colonialidade”, iniciativa que integra o Projeto Laboratório de Aperfeiçoamento e busca aprofundar o entendimento sobre a História da Arte, explorando aspectos éticos e estéticos ligados às diversas identificações étnico-raciais e de gênero.
O workshop será realizado na Casa das Artes, e o período de pré-inscrição está aberto até o dia 4 de junho, às 18h, neste link. Os interessados devem se apressar para garantir uma vaga nessa atividade que será realizada entre 10 e 14 de junho, das 15h30 às 18h30, totalizando uma carga horária de 15 horas.
São oferecidas 30 vagas presenciais e 40 virtuais, garantindo acesso a um público amplo, tanto na capital quanto nas demais regiões do estado. O curso é destinado a artistas, curadores, pesquisadores e professores de arte. É necessário ter noções básicas de História da Arte para participar.
O conteúdo programático do curso abrange uma variedade de temas, incluindo a caracterização do fenômeno da arte e os problemas da periodização da modernidade, a evolução da disciplina da história da arte e seus métodos, e a ideia de autoria no contexto artístico. Também serão discutidas a representação de negros e indígenas e a representatividade de artistas subalternizados, além de tópicos importantes da modernidade e pós-colonialidade sob a visão da história da arte.
O curso será ministrado pelo professor Afonso Medeiros, professor titular de Estética e História da Arte no Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ. Com especialização e mestrado pela Universidade de Shizuoka, Japão, e doutorado pela PUC/SP, Medeiros é autor e colaborador de várias obras e suas pesquisas abrangem artes visuais, semiótica, cultura japonesa e teorias da arte. Ele é membro de importantes associações como Anpap (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas), Faeb (Federação de Arte/Educadores do Brasil) e ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte).
O evento é gratuito e os participantes que tiverem pelo menos 90% de presença receberão um certificado. Esta é uma oportunidade para enriquecer o conhecimento acadêmico e artístico, promovendo uma reflexão crítica sobre a arte nos contextos de modernidade e pós-colonialidade.
Serviço:
Workshop “Iconografias das (In)Diferenças: Histórias da Arte na (Pós)Colonialidade”
Local: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 (ao lado da Basílica de Nazaré).
Período de Inscrição: até 4 de junho, às 18h
Período de Realização: 10 a 14 de junho de 2024, das 15h30 às 18h30
Inscrição neste link.
(Agência Pará)
Send this to a friend