Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de December de 2024
Sistema Floresta

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Por Floresta News
Publicado em 01 de outubro de 2024 às 10:08H

Compartilhe:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de outubro, o que significa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A mudança ocorre devido ao aumento da seca e queimadas em algumas regiões do país, o que causa a elevação do custo de geração da energia elétrica.

No mês de setembro estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1. Em agosto era a bandeira verde e em julho a amarela. O que significa que de um mês para o outro é possível ter essa mudança de cenário a depender das condições da geração de energia no país.

Em vigor desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é utilizado mensalmente para demonstrar os custos reais de geração de eletricidade. Cada cor: verde, amarela ou vermelha, é definida pela ANEEL, de acordo com as condições de geração de energia.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Luciana Carmo, explica como funciona a bandeira tarifária e reforça a importância do uso adequado de energia no período.

“As bandeiras são acionadas de acordo com o cenário de geração de energia no país. E de um mês para o outro podemos ver a essa mudança escalonada como ocorreu agora quando saímos da bandeira vermelha patamar 1 para a patamar 2. Com essa classificação definida pela ANEEL, a distribuidora trabalha junto aos clientes com as orientações sobre uso consciente para que os impactos sejam minimizados na fatura. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda diferença”, destaca Luciana.

(Fonte: ANEEL)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend