Por Floresta News
Publicado em 02 de outubro de 2024 às 06:49H
O evento faz parte de uma série de encontros que Barroso tem promovido com estudantes de vários Estados para propor uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento
Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino participaram de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso. No encontro, os estudantes participaram de uma palestra com o tema “Como Fazer Diferença para Si Próprio, para o Brasil e para o Mundo”, na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, em Belém.
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
“Sou uma pessoa convencida de que a educação básica é a coisa mais importante na vida de um país. E, eu sempre vou a uma escola pública de Ensino Médio para fazer um discurso motivacional sobre a importância dos valores, do conhecimento, do desejo de progredir e de compreender o que vai pelo mundo. Eu acho que a deficiência na educação básica foi o que nos atrasou na história. Então, esse é um momento decisivo na vida deles, já que é um estímulo que permanece na escola, exaltando o papel do conhecimento e enfatizando a importância da igualdade e a importância de você ter planos na vida e procurar realizá-los, sonhar grandes. Isso é tipicamente um discurso motivacional para jovens no final da adolescência”, disse o ministro.
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
O secretário de Educação, Rossieli Soares, conta da importância dos estudantes terem tido essa experiência. “O ministro esteve aqui dialogando, palestrando, contando um pouco da sua história, trazendo mensagens importantes para os projetos de vida para os estudantes dessa escola e de outras dez escolas que estiveram presentes aqui. Para nós o momento foi uma grande oportunidade, pois, ter maior autoridade do Poder Judiciário Brasileiro, presente em uma escola estadual, falando para jovens, é uma coisa que muda a vida dos estudantes. Eu já fui esse aluno de uma escola pública, sentado, ouvindo palestras como essa e eu sei o quão importante elas foram para a minha vida. Então, foi muito bacana termos essa experiência surpreendente com alunos aqui do Ensino Médio”, afirma o secretário.
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
Foram abordados assuntos sobre cidadania, justiça e democracia. “Eu achei um momento único. Perceber que ele é muito aberto ao diálogo com os alunos, com os jovens, com a juventude, que é realmente o presente, é o futuro. E ele tem uma forma tão didática e simples de contar sua trajetória e de nos orientarmos nas decisões da vida. Então foi incrível”, disse Anderson Santos, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Visconde de Souza Franco.
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc”
Sobre como o mundo traz muitas oportunidades para nós estudantes e nós temos que ficar atento às constantes mudanças, buscar sempre o conhecimento, bem como é importante nós desenvolvermos as nossas habilidades e buscar sempre mantermos a nossa integridade, por mais que a sociedade às vezes seja um pouco imparcial com isso. Então, ser convidada para participar fez com que eu tenha responsabilidade como cidadão e que eu posso ser alguém na vida, só basta fazer por onde, como o ministro mesmo disse”, afirmou Tamires Eleres, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Pedro Amazonas Pedroso.
Foto: Eliseu Dias / Ascom SeducO evento faz parte de uma série de encontros que Barroso tem promovido com estudantes de vários Estados para propor uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento, passando pela proteção da democracia, ética na revolução tecnológica e pelas mudanças climáticas.
(Fonte: SEDUC)
Send this to a friend