Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de November de 2024
Sistema Floresta

PF prende seis pessoas por comercialização ilegal de ouro

Por Floresta News
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 01:28H

Compartilhe:

Minério era vendido para fora do país após ser extraído de terra indígena

A Polícia Federal deflagra a operação Bruciato II, nos Estados do Pará, Tocantins e Mato Grosso, na manhã de ontem, quarta-feira (11/9). Desta vez, os alvos são os responsáveis pela comercialização ilegal de ouro na região sul do Pará, que atuam financiando, indiretamente, a exploração ilegal do minério.

Após extraído de dentro e dos arredores da Terra Indígena Kayapó, no Pará, o ouro era levado a Cuiabá/MT e em seguida, encaminhado ao exterior. A continuação da investigação deve apontar mais detalhes sobre o funcionamento do esquema e a que países o minério era levado.

Na operação de hoje, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. Do total, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Redenção/PA; três em Tucumã/PA; um em Cumaru do Norte/PA; um em Palmas/TO e um em Cuiabá/MT.

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Redenção/PA (quatro) e Cuiabá/MT (dois).

Foram apreendidos veículos, joias, ouro, armas, valores em espécie. A Justiça Federal determinou o sequestro e indisponibilidade de até R$ 1,7 bilhão, em dinheiro e bens dos investigados.

Foi determinada a suspensão da atividade de extração das atividades minerárias e comercialização de ouro de quatro empresas.

A ação de hoje é continuação da operação Bruciato, deflagrada na terça-feira (10/9). Na ocasião, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, no combate a organização criminosa que atua no interior e arredores da terra indígena Kayapó.

Fonte: Comunicação Social da Polícia em Redenção

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend