Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de January de 2025
Sistema Floresta

Projeto de Extensão da UFPA promove a inclusão de pessoas com deficiência nos esportes paralímpicos

Por Floresta News
Publicado em 27 de agosto de 2024 às 08:32H

Compartilhe:

As Olimpíadas deixaram um grande legado e saudades para todos que acompanharam e torceram fervorosamente. Porém as paralimpíadas, que começarão logo mais, também têm um papel importante e representativo para milhões de pessoas. E é neste clima que o Projeto de Extensão “UFPA Paralímpica”, que oferta diversas modalidades de esportes paralímpicos, retomou suas atividades na última semana, no Ginásio Poliesportivo do Campus Guamá da UFPA. As inscrições para participantes são por meio de formulário digital, disponível no perfil do projeto.

O UFPA Paralímpica está aberto para pessoas da comunidade interna e externa da UFPA que possuem deficiência visual, física e/ou motora. Criada em 2019 pela professora Marília Magno, da Faculdade de Fisioterapia, com apoio do professor Anselmo Costa, da Faculdade de Educação Física, a ideia une projetos de extensão das Faculdades de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Comunicação e Letras Inglês. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência, da região.

“A prática de esportes para pessoas com deficiência tem vários benefícios, como a melhora da saúde física e mental, além da melhora da percepção de inclusão”, lembra o professor Anselmo Costa.

Para participar das atividades, as(os) interessadas(os) devem preencher o formulário de inscrição do projeto com seu e-mail, nome completo, modalidade em que deseja participar, idade, telefone para contato, tipo de deficiência e diagnóstico. Após o preenchimento do formulário, a organização do projeto entra em contato com os inscritos para confirmar a participação. As inscrições do projeto são em fluxo contínuo e sua única limitação ocorre caso todas as vagas estejam preenchidas. Não precisa ser da UFPA para participar.

Fotografia registra três homens em uma sala. Um está sentado em uma cadeira observando os outros dois que praticam esgrima paralímpica. Um dos atlates está em uma cadeira de rodas da cor verde e o outro está em uma cadeira da cor preta.

Como funciona – O projeto, que é uma parceria entre diferentes subunidades, oferta vagas para que os participantes possam praticar Paraesgrima, Bocha, Paradança, Atletismo Paralímpico, Tênis de mesa, Tiro com arco, Parabadminton e Rugby em cadeira de rodas.

Atualmente, as atividades ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 17h, no Ginásio Poliesportivo da UFPA. Às segundas, os esportes oferecidos são rugby, atletismo, paradança e paraesgrima; Às terças, bocha; às quartas, rugby, atletismo, paradança e parabadminton; às quintas, bocha, paraesgrima e tênis de mesa; e às sextas, rugby, atletismo, paraesgrima e parabadminton.

Voluntariado – Aqueles discentes da UFPA  que desejarem participar como voluntários do projeto também podem entrar em contato com a coordenação do programa, por meio do e-mail [email protected]

“O programa permite aos alunos terem a vivência do esporte paralímpico, e isso contribui tanto para sua formação profissional quanto para o crescimento individual. Faz toda a diferença poder vivenciar as modalidades, em vez de apenas ter o contato teórico com este conteúdo”, explica o professor Anselmo Costa.

Caso haja subunidades que queiram colaborar com as atividades ofertadas, é possível entrar em contato com a coordenadora do programa, professora Marília Magno, por meio do e-mail[email protected]

TEXTO: Vinicius Gonçalves – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Arquivo do projeto

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend