Por Floresta News
Publicado em 14 de agosto de 2023 às 13:06H
A primeira edição do “Programa Gestores em Movimento”, acontecerá em Belém do Pará, com aulas presenciais, no período de 14 a 17 de agosto de 2023, na Sala Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), acompanhamento on line durante a segunda quinzena de agosto e primeira de setembro e apresentações presenciais entre 27 e 29 de setembro. Idealizado e coordenado pelo maestro e compositor João Guilherme Ripper, o projeto sucede o “Programa Gestores”, criado durante última gestão de Ripper à frente da Sala Cecília Meireles, agraciado com o Prêmio de Inovação da Revista Concerto. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
Destinado a músicos e administradores da área da cultura interessados na capacitação e na gestão de salas de concerto e teatros, o projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura e realização da Associação dos Amigos da Sala Cecilia Meireles, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
O Programa Gestores em Movimento é dividido em 3 módulos. O primeiro módulo inclui palestras e tutoriais com profissionais conceituados que atuam em áreas artísticas diversas, áreas administrativas e de produção de salas de concertos de todo o Brasil; já o segundo módulo dividirá os participantes em três equipes para a elaboração de programação musical a partir de parâmetros conceituais, artísticos e financeiros previamente definidos. Nesta fase, cada equipe se transforma em uma sala de espetáculos e deve escolher um nome fantasia, elaboração de missão, visão artística, criação de logotipo e um plano de comunicação. Cada sala-oficina recebe um orçamento para despesas artísticas, de produção e divulgação das séries de concertos que serão criadas no módulo 3. No terceiro e último módulo as equipes elaboram o conteúdo artístico solicitado de acordo com metas e prazos. Esta fase compreende a criação, produção e realização de uma temporada de concertos real.
De acordo com o maestro João Guilherme Ripper, a ideia do programa surgiu da necessidade de formar produtores que gostem e entendam de música de concerto para que consigam ampliar o acesso à cultura e trabalhem a formação de plateia qualificada.
“O Programa Gestores em Movimento nasceu de minha vontade de compartilhar a abordagem dinâmica e artística da gestão de salas de concertos ou de teatros de ópera, procurando sempre associar conhecimentos musicais a procedimentos da boa administração”, afirmou João Guilherme Ripper.
Associando conhecimentos de administração de projetos, planejamento financeiro e artístico, história da música e ações de produção e pós-produção, o objetivo é capacitar novos gestores e programadores de salas de concerto. O público-alvo é administradores da área da cultura, estudantes de graduação e pós-graduação em música, de instituições de ensino musical e de outras áreas com conhecimento em música clássica e interesse em gestão.
PALESTRANTES:
JOÃO GUILHERME RIPPER (Compositor e Regente)
João Guilherme Ripper é compositor, professor, gestor cultural e membro da Academia Brasileira de Música. Formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e cursou Doutorado na The Catholic University of America em Washington D.C. Especializou-se em “Économie et Financement de la Culture” na Université Paris-Dauphine, na França, e em regência orquestral com o Maestro Guillermo Scarabino na Universidad na Argentina.
É professor da Escola de Música da UFRJ, instituição que dirigiu entre 1999 e 2003. Foi Diretor da Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro de 2004 a 2015 e 2019 a 2023, e Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro de 2015 a 2017.
ANDRÉ CARDOSO (Presidente da Academia Brasileira de Música)
Violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado pela UniRio. É professor de Regência e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ. Coordena o Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil, um projeto da Funarte desenvolvido em parceria com a UFRJ. É membro da Academia Brasileira de Música e seu atual presidente.
FLÁVIA FURTADO (Diretora Executiva do Festival Amazonas de Ópera e Gestora Cultural)
Pianista de formação e formada em Comércio Exterior, vem gerindo e desenvolvendo trabalhos com a economia da cultura em diversos âmbitos, junto a Ópera Latinoamérica, Banco Interamericano de Desenvolvimento -BID e ao Festival Amazonas de Ópera. Em 2006, cria a Vlaanderen Produções Culturais, empresa especializada em grandes eventos de música clássica, atuante em diversos estados do Brasil.
Em 2020 foi uma das 10 finalistas ao prêmio Classical Next – Innovation Award (Holanda) pelo seu trabalho em divulgar todos os aspectos econômicos e sociais da indústria da ópera no Brasil. É fundadora e uma das Diretoras do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança & Música de Concerto.
GLÓRIA CAPUTO (Música, Professora e Gestora Cultural)
Iniciou seus estudos de piano na classe da Profª Dóris Azevedo, concluindo sua pós-graduação mp IECG, com o título de honra “Carlos Gomes”. Aperfeiçoou-se com Pierre Klose (UFBA) e, nos EUA, com Peter Yasbeck, da UCSB e com Eduardo Delgado, (Los Angeles).
Ocupou diversos cargos na área educacional-musical, entre os quais os de Diretora do Instituto Carlos Gomes (1983-1986); superintendente da Fundação Carlos Gomes (1986-1996 e 2019-2023), Presidente do Conselho do CCBEU (1994-1998) e Presidente da Fundação Amazônica de Música (1996-2019), além de coordenar os Projetos Vale Música e de Interiorização Musical na Ilha do Marajó – PA.
GUSTAVO PORTELA (Diretor de Conteúdo Digital da Binder)
Gustavo Portela é formado em Ciências Econômicas pela UFRJ, possui Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos – UCAM, Mestrado em Administração de Empresas – PUC-Rio e formação em Direção de Cinema e TV – Ass. Brasileira de Cinematografia.
Atua desde 2012 na área de entretenimento e publicidade digital, tendo passado por empresas como Globo, Dentsu Internacional e Dream Factory. Atualmente é Diretor de Conteúdo Digital na Binder.
MARCO ANTÔNIO JUNQUEIRA (Sócio-diretor da Sagre Agência de Projetos Incentivados)
Diretor geral e fundador da Sagre Agência de Projetos Incentivados, advogado, MBA em Marketing FGV e tem especialização em Direito do Entretenimento pela UERJ. Coordenador Editorial e de Pesquisa do Manual das Leis de Incentivo do SESI/Firjan e tem mais de 18 anos de experiência na gestão de projetos incentivados.
Palestrante nos mais importantes eventos do segmento, já ministrou cursos sobre Leis de Incentivo para a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do RJ e nas principais Universidades.
Produtor executivo e responsável pela prestação de contas de dezenas de projetos culturais e esportivos incentivados, ministra regularmente cursos sobre o tema para patrocinadores e produtores culturais.
MIGUEL CAMPOS NETO (Maestro)
Com mestrado em regência orquestral pela Mannes School of Music, Miguel Campos Neto está na sua 13ª temporada como regente titular da Orquestra Simfônica do Theatro da Paz, e da Orquestra Sinfônica “Altino Pimenta” da Universidade Federal do Pará, onde também é professor de Regência Orquestral. Como regente convidado atuou frente a orquestras na França, Hungria, Espanha. Puerto Rico e nos EUA além de diversas cidades Brasileiras.
NANDRESSA NUÑEZ (Produtora de ópera, Diretora de palco e Artista plástica)
Formada em Artes Plásticas pela UEMG, iniciou sua vida profissional no Palácio das Artes em 1998, na ópera La Traviata. Desde então se somam a seu currículo mais de 60 óperas.
No Theatro Municipal de São Paulo iniciou sua carreira como produtora executiva das óperas Olga (estréia mundial em outubro de 2006). Em 2007 assumiu a Direção de Produção do Festival Internacional de Ópera da Amazônia, função esta exercida durante 04 edições – 2007 a 2010. Em 2011 esteve entre os produtores convidados para produzir as óperas de reabertura do Theatro Municipal de São Paulo, sendo a Produtora Executiva da ópera “Os Meninos e os Sortilégios”, este mesmo título em 2012 foi indicado a oito categoria do Prêmio Carlos Gomes e das quais levou 06 prêmios, entre eles, “Melhor produção de ópera”. Em 2012 recebeu da Assembleia Legislativa do Pará a Comenda “Cidadão Pará” por sua atuação relevante na Cultura do Estado do Pará. Em 2019 assumiu novamente o Festival de Ópera do Theatro da Paz como Diretora de Produção.
RUBENS ALMEIDA (Iluminador)
Iluminador a 46 anos da maior casa de espetáculos da Amazônia, o Theatro da Paz. Atuando em grandes espetáculos como do Projeto Pixinguinha, Orquestra Sinfônica de Moscou e Bibi Ferreira 50 Anos de Vida Artistica. Junto com o Grupo Encarte, foi premiado no Festival Internacional de Dança (1992), em Joinville-SC, também recebeu o prêmio de Melhor Iluminador no Dia Internacional do Teatro, em 2003. Foi iluminador de Festivais Internacionais de Música do Pará, além do design de luz de todas as versões do Encontro Internacional de Dança do Pará e Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA). Também atuou como assistente durantes os Festivais de Ópera do Theatro, nas óperas Macbeth, Viúva Alegre, Carmen, O Barbeiro de Sevilha, Madame Butterfly e Yara. Em 2010, foi indicado para concorrer ao XXII Prêmio Carlos Gomes – Opera e Música Erudita, na categoria iluminação, por produções do Theatro da Paz, óperas Romeo et Juliette, de Gounod e La Cambiale di Matrimonio, de Rossini.
SERVIÇO:
A inscrição é gratuita e será realizada por meio de preenchimento do formulário eletrônico e envio de currículo. Formulário de inscrição: https://www.gestoresmovimento.com.br/
Por Úrsula Pereira (Assessora de imprensa): (91) 98092-3896
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