Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2024
Sistema Floresta

LAGOTUR reúne empresários e políticos para apresentar primeiros resultados

Por Floresta News
Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 23:08H

Compartilhe:

Na reunião foram apresentadas as ações realizadas durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que ocorreu no final de novembro, em Belém. A Instância de Governança Regional Turística do Lago de Tucuruí – LAGOTUR foi criada para fomentar e fortalecer o turismo na Região do Lago. E ainda precisa de muito apoio para se fortalecer e colocar os sete municípios que compõem a região do Lago (Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento) na rota do turismo no Brasil.

O principal desafio hoje é fazer com que os municípios de Tucuruí e Itupiranga não percam a certificação no “Mapa do Turismo Brasileiro”, que é um instrumento do Ministério do Turismo que identifica as necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país.

O principal desafio hoje é fazer com que os municípios de Tucuruí e Itupiranga não percam a certificação no “Mapa do turismo brasileiro”, que é um instrumento do Ministério do Turismo que identifica as necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país. Essas cidades precisam regulamentar algumas situações impostas pelo Ministério para permanecer no Mapa do Turismo.

Na reunião estiveram presentes, o secretário de desenvolvimento econômico de Tucuruí, Alan Ribeiro, os vereadores Rodrigo Nunes e Renan Aguiar. Eles ouviram as necessidades expostas pela comissão da LAGOTUR e se comprometeram a ajudar desenvolver o turismo na região em 2022. O secretário expôs a intenção de fortalecer o setor em Tucuruí, com a criação da Secretaria de Turismo.

Com a reativação do aeroporto de Tucuruí criou-se oportunidades de impulsionamento do turismo na nossa região. O secretário ainda revelou algumas ações que serão feitas em 2022 que podem ajudar a fomentar o turismo local, como a reforma da rodoviária, prevista para fevereiro, um convênio com a prefeitura de Breu Branco para divulgar e fortalecer os balneários das duas cidades, a finalização do porto das voadeiras, no Cais de Tucuruí e conforme o controle da pandemia, a agenda de eventos, que ainda estão confirmados, como carnaval, Expotuc e o Torneio de Pesca Esportiva.

A LAGOTUR está aberta a adesões de empresários dos sete municípios, que queiram apoiar e fomentar o turismo local. Um esforço conjunto para desenvolver o turismo sustentável na Região do Lago de Tucuruí, no sudeste do Pará, por meio de proposição e análise de políticas, planos e projetos, e da articulação dos atores governamentais, empresariais e sociedade civil.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend